fbpx

Na busca por entregarmos uma solução de gerenciamento de redes Wi-Fi que seja cada vez mais completa, atualizada e que atenda às necessidades de todos, estamos garantindo mais duas novas funcionalidades para facilitar ainda mais a mensuração dos dados e uma delas é a segmentação da base de clientes.

Com essa nova possibilidade os contatos captados na rede Wi-Fi poderão ser divididos em grupos, conforme características e atividades em comum, para que a comunicação com eles seja ainda mais personalizada.

O que é e como usufruir dessa novidade para gerar ainda mais resultados para o seu negócio você confere no texto abaixo.

O que significa segmentação da base de clientes e porque você precisa fazer isso

Segmentar a sua base de clientes significa fazer a divisão de seus compradores e potenciais compradores em grupos.

Cada grupo precisa ser composto por pessoas com características semelhantes como, por exemplo, serem mulheres com idade entre 24 e 35 anos.

Uma base de contatos é composta por diferentes perfis e cada um deles se encontra em momentos distintos em relação a sua marca.

Enquanto que algumas dessas pessoas possuem um longo histórico de interação ou até mesmo já são clientes, outras podem ter acabado de lhe conhecer.

É consenso, portanto, que pessoas em estágios diferentes devem também ser impactadas de maneiras diferentes.

Pense no quanto estranho pode ser um cliente antigo receber um e-mail de boas vindas da sua empresa, por exemplo.

A segmentação da base de clientes vem para suprir essa lacuna afim de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

Assim fazendo, os times de marketing e vendas conseguem planejar ações mais direcionadas e de acordo com o comportamento apresentado por cada contato.

Em outras palavras, evita-se perder tempo e dinheiro – dois dos ativos mais importantes dentro de uma organização – pois a segmentação fornece as informações necessárias para garantir a efetividade das atividades planejadas.

A longo prazo, essa estratégia ocasionará na fidelização da sua base de contatos e, consequentemente, na retenção e aumento da receita gerada.

Ao analisar as informações previamente coletadas, você irá obter uma compreensão muito maior do que seus clientes desejam e poderá moldar seus produtos e serviços para atender às necessidades deles.

Como consequência, eles pensarão: ‘‘isso foi criado exclusivamente para mim’’ e ficarão com a experiência incrível ocasionada pela sua marca na memória.

Quais segmentações podem ser feitas na sua base de clientes?

Até aqui, entendemos a importância de analisar e segmentar as informações da sua base de contatos, afim de fragmentá-la em grupos para direcionar as melhores campanhas e abordagens.

O que ainda não falamos é aonde coletar essas informações, afinal de contas, não existe segmentação sem dados.

E a resposta para isso é através da sua rede Wi-Fi.

Estabelecimentos que recebem clientes em seus espaços físicos podem e devem captar informações sobre seu público ao solicitar um breve cadastro dele em troca do acesso gratuito e seguro no Wi-Fi.

O mesmo é válido para empresas que vendem Wi-Fi como serviço, como os Provedores de Internet.

Em ambos os casos, o Wi-Fi transforma-se em uma poderosa ferramenta de marketing e vendas, autenticando todos que acessam a rede e possibilitando a comunicação em tempo real com esses visitantes.

Com as estratégias certas é possível aumentar a retenção dos clientes, mapear personas e consolidar o relacionamento com eles.

Descubra através desta leitura como usar o Wi-Fi da sua empresa a favor do seu negócio.

Esclarecido esse ponto podemos mencionar quais segmentações podem ser feitas na sua base de contatos.

Faixa etária

Segmentar sua base pela idade que seus contatos possuem é uma das segmentações mais comuns e necessárias de ser feita.

Esse dado permite definir qual linguagem deve ser usada na comunicação com o público, além de validar se as suas estratégias estão atraindo possíveis compradores dentro da faixa etária desejada.

Para fazer essa segmentação recomendamos agrupar seus contatos em pequenos intervalos como, por exemplo, de 18 a 25 anos, de 26 a 40 e, assim, sucessivamente.

Gênero

Tão importante quanto determinar a faixa etária da sua base é essencial que você saiba por qual gênero ela é composta em sua maioria.

Homens e mulheres, além de não se comportarem da mesma maneira, também precisam de estímulos diferentes para serem impactados.

A forma como você e a sua empresa se comunicam, em todos os canais disponíveis para isso, deve ir de encontro com o gênero que compõem seu público em maior número.

Localização

País, estado, cidade ou região: o que não faltam são opções de agrupamento de seus contatos para garantir a efetividade das suas ações.

Essa categoria de segmentação é extremamente importante para empresas cuja área de atuação é bem extensa.

Saber com precisão em quais locais sua empresa está mais presente, assim como o contrário, impacta no direcionamento das operações para essas regiões, da mesma forma que contribui para otimizar os processos de logística, caso existam.

Data de aniversário

Nem todo mundo é fã de fazer aniversário, mas garantimos que de receber presentes sim.

Segmentar sua base pela data de aniversário dos seus contatos irá permitir marcar presença num momento especial e melhorar o relacionamento com os clientes.

Você pode, ainda, enviar ofertas especiais para os aniversariantes do dia ou do mês.

Clientes novos ou recorrentes

Esse tipo de segmentação é exclusivo para quem utiliza o Wi-Fi como ferramenta de marketing e vendas.

O sistema que a Easy Auth oferece para melhorar a gestão e análise dos contatos captados no Wi-Fi identifica quais deles são novos e retornantes.

Com isso, você consegue mensurar como anda a captação de clientes para o seu estabelecimento, bem como a retenção deles.

Essa informação também esclarece aonde os esforços devem ser concentrados com maior força.

Segmentação comportamental

Entender o comportamento dos seus clientes consiste em agrupá-los de acordo com o padrão de conduta deles.

Dias da semana que mais visitam sua empresa, o tempo que permanecem conectados na rede Wi-Fi e o grau de interação com anúncios e propagandas são alguns exemplos.

Existe uma infinidade de segmentações possíveis de serem feitas, bem como combinações entre elas.

O importante para o exercício dessas estratégias é você possuir uma fonte confiável de captação de dados – como o Wi-Fi da sua empresa – que lhe permita aplicar todas essas funções, culminando para o aumento dos resultados do seu negócio.

Na prática: saiba como fazer a segmentação da sua base de clientes

A seguir, iremos mostrar como segmentar sua base de contatos dentro da solução Easy Auth e se comunicar com ela a partir disso.

1) Acesse a dashboard da Easy Auth em https://dashboard.easyauth.net/login e faça o login com o seu usuário e senha.

2) Em Configurações, acesse Perfis de Segmentação.

3) No canto superior direito, selecione +Cadastrar Novo.

4) Neste exemplo, definimos que iríamos segmentar todos os clientes que acessaram minha rede Wi-Fi, novos e retornantes, apenas do sexo masculino, que possuem idade entre 26 a 40 anos, que fazem aniversário em outubro e que moram em Santa Maria/RS.

Minha intenção com essa segmentação é enviar um cupom de desconto para presentear e, ao mesmo tempo, fidelizar esses compradores.

Você deve usar a sua criatividade e atrelar ela às ações de marketing que pretende fazer.

Observação importante: para que você possa criar seus perfis de segmentação todos os dados selecionados precisam ser solicitados aos seus clientes no primeiro acesse deles na rede Wi-Fi.

Saiba como fazer isso clicando aqui.

5) Aperte em Salvar para salvar essa segmentação.

6) A partir de agora, você pode usar esse perfil de segmentação para direcionar suas campanhas programadas, tudo isso dentro da solução Easy Auth.

Conclusão

A segmentação de uma lista de contatos permite olharmos para cada grupo de pessoas de maneira individualizada.

O objetivo com essa estratégia é analisarmos os critérios que cada grupo corresponde e, a partir disso, direcionarmos as melhores ações para que eles atinjam os objetivos comerciais que desejamos.

É um erro nos comunicarmos com nossos clientes sem nenhum tipo de diferenciação entre eles.

O sucesso dessa estratégia depende, antes de tudo, da contarmos com uma solução inteligente e avançada que capture e permita analisar os dados de visitantes e clientes.

A Easy Auth é especializada em gerenciamento de redes Wi-Fi e, entre outras coisas, é essa ferramenta necessária para segmentar todas as pessoas que acessam sua rede Wi-Fi, entregando relatórios de acessos e definindo o perfil de cliente ideal.

Fale conosco hoje mesmo e vamos transformar a maneira como você oferece Wi-Fi aos clientes.

Categorias: Marketing

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *