fbpx

Em 27 de junho, celebramos o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Força motriz da economia nacional, as PMEs contribuem com 27% no PIB brasileiro.

Apesar de todos os desafios que os pequenos negócios enfrentam, eles são responsáveis por 62% dos empregos com carteira assinada no país.

Ou seja, cerca de 50,6 milhões de pessoas têm sua renda ligada às Micro, Pequenas e Médias empresas.

Em 2021, o Brasil registrou recordes na abertura de novos negócios, com as microempresas ficando em 2º lugar nesse ranking.

Para enfatizar ainda mais a importância desses empreendimentos, produzimos uma semana inteira de conteúdos voltados para eles.

Foram dicas diversas exclusivas a esse segmento com o intuito de ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento e a força do nosso mercado.

Todas essas dicas estão reunidas neste artigo.

Não pense duas vezes e envie-o para a pessoa empreendedora de pequenas empresas que você conhece e agregue no sucesso do empreendimento dela.

O maior diferencial das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Você já parou para pensar como a internet democratizou o uso das ferramentas de comunicação digital, tanto para pequenas como para grandes empresas? 

Não importa quanto você fature anualmente, nem o número de funcionários que emprega: todo empreendedor pode utilizar os meios digitais de comunicação para divulgar seu negócio e vender mais.

Os pequenos negócios, porém, se destacam em um principal quesito.

É consideravelmente mais fácil para as pequenas empresas coletarem dados de comportamento dos usuários para personalizar a experiência deles, através de micro-momentos ou pesquisa.

Diferente das grandes empresas, as micro podem se beneficiar das ferramentas mais simples para coletar e organizar esses dados, além de que a conversa – ou até mesmo uma ligação – é mais viável nesses negócios.

É essa organização que irá permitir acompanhar o cliente e entender exatamente o que ele está buscando.

Desde a preferência por receber ofertas de produtos veganos ou comunicações por e-mail e não pelo Whats, por exemplo, tudo pode ser mapeado de maneira muito mais fácil em pequenos negócios.

Em resumo, tudo gira em torno de traduzir o comportamento das pessoas para poder melhor servi-las a partir do que elas esperam em termos de relacionamento com as marcas.

Esse apontamento foi feito por Estevão Soares, no Podcast The Jam Sessions, da Rock Content.

Nesse contexto, ser uma empresa pequena garante vantagens enormes em termos de personalização do relacionamento com os clientes.

Gastos x Investimentos: entenda esses conceitos e mude o jogo da sua pequena empresa

Na realidade das pequenas empresas, escolhas mal feitas podem custar bem caro ao fluxo do caixa.

Por isso, é fundamental analisar bem para onde esforços e recursos serão destinados para que não se tenham surpresas desagradáveis no decorrer do processo.

Nesse contexto, é preciso saber diferenciar o que será custo e o que será uma despesa.

Além disso, é primordial que os investimentos estejam no radar das empresas, pois são eles os responsáveis diretos por gerar benefícios que melhoram os resultados.

A segunda dica da nossa #SemanadasMicroPequenaseMédiasEmpresas ajuda empreendedores desse segmento a diferenciar esses conceitos e traz exemplos de investimentos que pequenas empresas podem fazer.

Vamos a eles.

Gastos

São todos os desembolsos de dinheiro feitos pela empresa. Portanto, investimentos e despesas também são gastos.

Despesas

São os gastos que a empresa precisa ter para manter sua estrutura funcionando, como aqueles para administração, desenvolvimento de produtos, etc.

Diretamente, eles não contribuem com a produção de novos itens ou serviços, mas influenciam no aumento da receita da empresa.

As despesas são ”um mal necessário”.

Custos

Já os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização.

São itens essenciais para o funcionamento da empresa, pois são relativos à aquisição ou produção de mercadorias, compra de matéria-prima, mão-de-obra, etc.

Mas o que é um investimento, afinal?

Todo dinheiro que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. Além de aumentar a receita, os investimentos podem ser feitos também para melhorar a imagem do negócio.

Tenha em mente que o objetivo de um investimento é o de gerar benefícios que melhorem os resultados da empresa, como aumento da produção ou redução de custos e despesas, por meio da ampliação ou modernização dos componentes e processos da empresa.

Fonte: Treasy- Orçamento Empresarial, Planejamento e Controladoria

Exemplos de investimentos que pequenas empresas podem fazer

  • Compra de novas máquinas e equipamentos para aumentar a produção;
  • Cursos para capacitar funcionários e aumentar a produtividade dos negócios;

Melhores canais para pequenas empresas captar clientes online

Diversificar os canais para captar clientes é uma das estratégias mais sustentáveis para pequenos negócios.

Estar presente no máximo possível de canais, entretanto, não é sinônimo de efetividade.

Antes de tudo é preciso considerar os meios pelos quais você terá mais chances de impactar seu público e também o tipo de produto ou solução que a sua empresa comercializa.

E, claro, a disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos que o seu negócio dispõe para manter uma presença constante nos canais considerados importantes.

Quando combinados, aumentam as chances dos resultados conquistados serem satisfatórios.

Você pode, por exemplo, anunciar seus produtos em uma Loja Virtual, de sua propriedade ou não, e atrair as pessoas para conhecerem seu espaço físico e, assim, fidelizá-las com estratégias de marketing no Wi-Fi.

Como consequência, você traça a jornada dos seus potenciais clientes com muito clareza e potencializa a força da sua marca.

Assista a esse vídeo e responda: qual dos canais apontados no vídeo você ainda não utiliza?

Cursos online e gratuitos para empreendedores

Não poderíamos falar diretamente com Micro, Pequenas e Médias empresas sem tocar no assunto capacitação de profissionais.

Trouxemos indicações de cursos e certificações para empreendedores e suas equipes se especializarem nas mais diversas áreas.

E o melhor: tudo é online e gratuito. Você pode fazer no seu tempo e de onde estiver.

Cursos Online Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade que apoia e fomenta a criação, a expansão e a modernização das micro e pequenas empresas, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social.

Em <sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline> você encontra mais de 200 cursos onlines e gratuitos que englobam todas as áreas de interesse de um empreendedor, além de e-books, webnars e outros.

Meta for Business: Marketing no Facebook, Instagram, WhatsApp e outros ensinamentos.

Nada melhor do que beber conhecimento direto da fonte, não é mesmo?

O Meta for Business é a central de formações e cursos da Meta, antigo Facebook, e onde você encontrará todas as soluções possíveis para promover sua empresa nas redes sociais da Meta e dominar o marketing nesses canais.

Acesse <facebook.com/business>.

Qual destes você e sua equipe darão o play hoje mesmo?

Potencialize o uso da rede Wi-Fi da sua pequena empresa

A partir desse conteúdo você nunca mais usará a rede Wi-Fi da sua Micro, Pequena ou Média Empresa ‘apenas’ para conectar seus clientes.

Permita que seu estabelecimento tenha uma rede Wi-Fi profissional que entrega métricas e dados sobre seu público, agrupados em um só lugar, com fácil visualização e acesso.

Use essas informações para conhecer o comportamento do seu cliente e decidir a melhor forma de se comunicar com eles.

Isso irá otimizar o tempo e os resultados da equipe de marketing da sua empresa, pois as ações e campanhas planejadas serão ainda mais efetivas.

E mais do que isso….

  • Exiba anúncios e propagandas do seu negócio no momento da conexão na rede;
  • Busque mapear a satisfação do seu público enviando pesquisas e colhendo feedbacks;
  • Relacione-se através de e-mails e SMS com alto potencial de fidelização.
Conheça como acontece o processo de conexão de clientes em Redes Wi-Fi profissionais.

Conte com a Easy para transformar o Wi-Fi da sua empresa.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *