fbpx

Hoje falaremos sobre como você pode criar seu funil de vendas e preparar seus clientes para a compra através dos recursos presentes no Wi-Fi gratuito que você oferece.

Funil de vendas é um famoso conceito que representa os estágios que potenciais clientes percorrem desde o primeiro contato com uma empresa até o fechamento da venda.

É bem provável que em muitas organizações esse processo aconteça de maneira automática e sem acompanhamentos.

Em suma, isso abre brechas para que ocorram falhas na hora de prospectar e fidelizar novos compradores.

Entender e construir um funil é essencial para que os times de marketing e vendas saibam como agir e o que melhorar em cada uma das etapas que o compõe e, assim, garantir a rentabilidade do negócio.

Para isso, você pode explorar um novo ponto de contato entre você e o seus consumidores que é a sua rede Wi-Fi.

Os recursos presentes no Wi-Fi gratuito que você oferece permitem auxiliar seus possíveis clientes na caminhada pelo funil, preparando-os para o fechamento.

Portanto, o que ensinaremos hoje é como você constrói seu funil de vendas na prática com o Wi-Fi Marketing.

Boa leitura!

O que é funil de vendas e qual a sua importância?

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e representa o caminho que clientes percorrem desde o primeiro contato com a empresa até a compra dos produtos.

Seu significado está intimamente ligado às fases da jornada de compra dos consumidores e não podemos falar de um sem falar de outro.

Juntos, os departamentos de marketing e vendas compartilham estratégias objetivando que os novos clientes passem por todas as etapas anteriores a aquisição do produto.

Isso permite que ambas as áreas trabalhem de forma alinhada e previsível e sejam mais eficientes na aquisição de clientes.

Cada uma dessas etapas compreende um nível de consciência dos consumidores em relação às nossas soluções.

Portanto, exige que estratégias e gatilhos diferentes e específicos sejam trabalhados em cada uma delas.

Enquanto que no início da jornada eles estão inconscientes que possuem um problema, ao final dela estarão comparando e considerando soluções.

Logo, nosso papel é apresentar a informação certa, para a pessoa certa, no momento certo e a melhor maneira de implementarmos isso é produzindo conteúdo.

Ao fazermos, devemos considerar que nenhuma jornada é completamente linear e fatores como a complexidade de um produto influenciam diretamente nesta premissa.

Geralmente, a jornada de compra de serviços é maior e mais complexa do que a de produtos físicos.

Por vezes, iremos nos deparar com possíveis clientes que nunca souberam da existência do que oferecemos, enquanto que outros irão saber exatamente o que querem.

Um funil de vendas bem definido e otimizado compreende todas as lacunas da jornada de compra e aponta quais ações devem ser feitas para otimizarmos o processo de vendas.

Agora, iremos apontar quais etapas formam um funil e o que fazer em cada uma delas.

Seguimos!

Quais são as etapas de um funil de vendas?

Um funil de vendas é formado por 3 etapas diferentes: topo, meio e fundo.

Em cada uma dessas etapas, os clientes recebem denominações distintas conforme vão sendo expostos a nossa marca e às ações realizadas.

Vejamos cada uma delas a seguir.

Etapa 1: Topo do funil, onde estão os visitantes, descobrindo uma necessidade ou problema

Também conhecida por ToFu (top of the funnel), essa etapa é composta por todas as pessoas que visitam seu site e possuem diferentes origens de tráfego, como as redes sociais ou a própria pesquisa do Google.

As estratégias de marketing digital para essa fase têm como finalidade atrair visitantes para os canais da sua empresa e, em seguida, registrar o contato deles.

Por isso, essa etapa é também conhecida como etapa de atração.

O topo do funil concentra o maior número de pessoas e elas ainda não sabem que possuem um problema.

Nosso papel é conscientizá-las, despertar o interesse por algum assunto e fazer com que reconheçam que possuem uma dificuldade ou uma oportunidade de negócio.

Além disso, precisamos fazer com esses visitantes avancem para o próximo estágio e se tornem leads para garantirmos um relacionamento futuro.

Fazemos isso, ainda nessa etapa, capturando informações da audiência por meio de formulários de contato.

Em troca, ofertamos materiais ricos e de valor completamente gratuitos que os ajudem de alguma forma e que estejam de acordo com o estágio que se encontram.

Etapa 2: Meio do funil, composto pelas oportunidades que passaram a considerar a solução

Na etapa anterior, o time de marketing se empenhou para atrair visitantes para os canais de comunicação da empresa.

Uma parte desses visitantes preencheu um formulário de contato – estrategicamente disposto no site – e recebeu, no e-mail, um conteúdo de valor ou assinou uma newsletter.

Tal ação nos leva a concluir que além de atraídos esses visitantes também foram convertidos para a segunda etapa do funil.

Com as informações de contato deles em mãos o que precisa ser feito agora é conquistar a confiança dos mesmos para que passem a considerar comprar da sua empresa e não de concorrentes.

Boa parte desse trabalho pode ser feito com o envio de e-mails com bons conteúdos.

Daqui pra frente, os leads passarão por um processo de qualificação para tornarem-se oportunidades para que a equipe de vendas os abordem.

‘‘Leads qualificados e bem preparados aumentam a possibilidade de fechamento para o time de Vendas. Nessa etapa, aqueles visitantes que foram capturados e trabalhados com o apoio do conteúdo gerado pelo Marketing passam a ser contatados pela equipe de vendas. Ela deve se aproveitar do histórico existente para realizar uma abordagem mais assertiva, pois aqui o Lead já passou de estágio e virou uma Oportunidade.’’ (Resultados Digitais)

Etapa 3: fundo do funil, formado pelos clientes que fizeram sua decisão de compra

Todos os degraus foram percorridos e as oportunidades se converteram em clientes.

Visitantes, que não sabiam de uma necessidade latente, deixaram suas informações de contato, foram trabalhados e, por último, abordados pelo time de vendas que fechou o negócio.

O trabalho das equipes, porém, não para por aqui.

É essencial seguir dando todo suporte necessário aos novos clientes e aumentar as possibilidades de ser recomendado ou realizar novas vendas para o mesmo cliente.

Passo a passo para criar seu Funil de Vendas com Wi-Fi Marketing

Se você está conhecendo a Easy Auth através desse texto talvez ainda não saiba que é completamente possível fazer marketing pelo Wi-Fi.

Você precisa apenas contar com um serviço que reconheça todas as pessoas que acessam sua rede, em nome da segurança do seu estabelecimento.

Ao mesmo tempo você divulga sua marca, conhece seu público-alvo e melhora as ações de marketing e relacionamento.

Mas já que o assunto de hoje é funil de vendas queremos te ensinar a construir o seu utilizando os recursos disponíveis no Wi-Fi.

Dessa forma você explora as vantagens já comentadas sobre ter um funil de vendas bem definido e, ainda, descobre como obter melhores resultados com Wi-Fi Marketing.

Vamos lá!

Comece atraindo novos clientes tendo Wi-Fi gratuito

Veja o que diz esse estudo publicado pela Cisco sobre Wi-Fi dentro de lojas:

  • 96% dos consumidores preferem lojas que oferecem Wi-Fi grátis;
  • 78% se conectariam à rede se ela fosse oferecida no espaço.

Uma tecnologia simples, que aumenta o fluxo de clientes e acarreta em crescimento nas vendas. Assim podemos definir o Wi-Fi.

Permitir que os clientes se conectem gratuitamente e por tempo ilimitado enquanto compram é uma estratégia de atração para o seu negócio.

Atrelado a isso você adquire uma ferramenta de mensuração de resultados que permite a comunicação em tempo real com os clientes e entrega relatórios sobre o perfil deles, apontando idade, gênero, tempo médio de permanência e muito mais.

Outras formas de usar a tecnologia a favor da sua empresa é incentivando o compartilhamento da localização dela nas redes sociais, estimular a marcação da sua loja em fotos e nos stories ou promover sorteios para quem acessou sua rede.

Converta seus visitantes na sua mais nova Landing Page

Landing Page é qualquer página na internet criada para receber estrategicamente visitantes a fim de fazê-los gerar uma determinada conversão.

Os modelos mais comuns são as páginas de captura de dados e essa estratégia funciona com base na troca: os visitantes concedem nome e e-mail para receberem um conteúdo gratuito.

Antes de se conectarem na sua rede Wi-Fi, seus clientes se deparam com uma tela que chamamos de Captive Portal para se autenticarem.

Assim como as Landing Pages, a página de autenticação no Wi-Fi tem como função gerenciar os acessos, onde os clientes preenchem um rápido cadastro em troca de se conectarem com segurança e por tempo ilimitado.

Você pode ainda personalizá-la com a identidade visual da sua empresa.

Os dados aqui coletados servirão para que você conheça seu público e trace estratégias de divulgação e vendas realmente eficientes, atingindo quem realmente consome sua marca.

Exemplo de página da web onde os clientes são autenticados para acessarem a rede Wi-Fi em locais públicos.
Exemplo de um Captive Portal personalizado para autenticação dos clientes na rede Wi-Fi.

Potencialize o relacionamento com seus públicos e comunique-se em tempo real com eles

Com a comunicação feita através do Wi-Fi você pode ir além das mídias tradicionais para estar cada vez mais próximo de seus clientes.

Uma das grandes vantagens de fazer propaganda pelo Wi-Fi é que ela acontece diretamente nos dispositivos dos seus clientes e enquanto estão se conectando.

Isso garante que sua mensagem será visualizada por todos e é uma importante estratégia de relacionamento.

Como já vimos, conquistar a confiança de seus clientes e fazer com que considerem a sua marca para resolver as dores que possuem é essencial para o sucesso de um funil de vendas.

Veja abaixo as melhores formas de se relacionar com seu público diretamente no Wi-Fi:

  • Exiba banners informativos antes dos seus clientes se conectarem ao Wi-Fi;
  • Estimule que eles reajam à propagandas interativas;
  • Direcione seus visitantes a URLs específicas, como a do seu site ou das suas redes sociais;
  • Programe o envio de E-mails Marketing automaticamente para todas as pessoas que se conectaram na sua rede;
  • Mande um SMS com desconto ou incentivando o retorno;
  • Segmente sua base de clientes de acordo com características que possuem em comum, como gênero, cidade, data de aniversário, novo ou retornante;
  • Escolha a mensagem que melhor combina com a segmentação;
  • Comprove que seu cliente tenha sido bem atendido, que está satisfeito e irá retornar enviando uma Pesquisa de Satisfação.
Imagem que simboliza os clientes conectando-se em uma rede Wi-Fi gerenciada por um hotspot Easy Auth.
Representação das etapas que os clientes passam ao acessarem uma rede Wi-Fi gerenciada pelo hotspot Easy Auth.

Fidelize seus clientes através do Wi-Fi

Todas as estratégias trazidas ao longo desse texto são formas de oferecer uma experiência de Wi-Fi incrível para seus clientes.

Você começa atraindo-os com uma tecnologia simples e barata e ao final de tudo conquista a satisfação de todos e, consequentemente, a fidelização.

Com os dados coletados – como nome, e-mail e telefone – você pode ainda criar Públicos Personalizados, no Gerenciador de Anúncios do Facebook, com base em uma lista de clientes e veicular anúncios para alcançar esse público nas duas principais redes sociais que os brasileiros usam: Facebook e Instagram.

A plataforma corresponde as informações fornecidas com perfis do Facebook e elas são usadas para ajudar a sua empresa a encontrar os públicos que deseja que seus anúncios alcancem.

Outra alternativa é criar um Público Semelhante para encontrar novas pessoas que compartilham comportamentos e interesses semelhantes aos de seus clientes existentes.

Conclusão

Tão importante quanto entender como se dá o processo de compras dos seus clientes e saber conduzi-los ao longo do funil é conhece-los para identificar quais ações podem ser feitas para impactá-los da melhor forma.

Para isso você precisa de ferramentas que otimize esse processo e entregue os resultados esperados.

A rede Wi-Fi da sua empresa pode e deve ser utilizada de forma estratégica hoje mesmo e tornar-se uma aliada para colocar em prática seu funil de vendas.

Não perca mais tempo nem vendas: conheça hoje mesmo a solução Easy Auth e reformule todas as suas estratégias de marketing e de vendas.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *