fbpx

Existem alguns fatores que são vistos como essenciais para o sucesso de um negócio: conhecer os clientes e o mercado de atuação é um deles.

Entendido isso, o passo seguinte é buscar formas de coletar informações sobre o público para que seja possível compreender seus comportamentos e traçar o perfil de quem frequenta seu estabelecimento.

Quando isso acontece, torna-se muito mais fácil criar e aplicar estratégias, proporcionar melhores experiências aos consumidores e direcionar ações que os impactam adequadamente.

Nesta publicação mostramos que estabelecimentos que disponibilizam internet aos clientes podem usufruir deste recurso para captar leads, promover seu negócio e criar uma comunicação mais direta e eficiente com eles.

A internet gratuita é acessada em troca do preenchimento de um cadastro que é solicitado apenas uma vez e previamente estabelecido com as perguntas cujas respostas fazem mais sentido ao negócio obter.

Esse é o conceito do que chamamos de Wi-Fi Marketing.

Entretanto, o que vai fazer uma empresa se destacar em seu mercado é a maneira como utilizará estas informações.

E é exatamente isso que iremos mostrar ao longo desse texto: como utilizar da análise dos dados coletados para desenvolver ações de divulgação e promoção mais assertivas.

Trabalhando estrategicamente com a base de dados dos seus clientes

A grande vantagem de contar com a tecnologia do Wi-Fi Marketing está justamente na coleta de informações sobre os clientes e na criação de uma base de informações que irá servir para estudar os perfis de consumo e guiar as estratégias de marketing e vendas do seu negócio.

Mas antes de tudo é necessário definir quais dados você irá solicitar na primeira vez que eles acessarem a internet.

A escolha destes campos irá depender do que você julga ser importante saber sobre seus clientes e também do segmento que a sua empresa atua.

Sabendo que a qualidade do seu banco de dados depende desta etapa, é preciso ser criterioso e agir com bom senso: muitos dados solicitados podem implicar que seus clientes não respondam a todos os campos e, com isso, não forneçam as informações que você precisa.

O mais indicado é escolher de 4 a 6 perguntas que sejam fundamentais para seu negócio e para seus objetivos. 

Para que não haja nenhuma dúvida nesta parte, apontamos algumas dicas para você decidir quais são as informações mais importantes a serem solicitadas e fomentar um bom banco de dados. Elas estão reunidas neste texto.

Com os dados requisitados em mãos chegou a hora de colocar a cabeça para funcionar e usar deles para repensar seu negócio e auxiliar na tomada de decisões.

As possibilidades trazidas pelo Wi-Fi Marketing para dentro da sua empresa vão desde as que garantem mais visibilidade ao seu estabelecimento até aquelas que permitem iniciar um estudo de comportamento de cada novo perfil que entra no seu espaço físico.

Veja agora de que forma utilizar o Wi-Fi como uma ferramenta de marketing digital e de vendas.

#Exibir banners no momento que seu cliente está se conectando

Depois de perceber que a sua loja possui Wi-Fi liberado e selecionar sua rede, você pode exibir um banner institucional ou promocional ao cliente que está se conectando.

Esse é o primeiro contato entre vocês dois e é importante decidir o que comunicar neste momento para causar uma boa impressão desde o início.

Bares e restaurantes costumam divulgar as ofertas do dia ou uma cortesia, como a primeira sobremesa por conta da casa.

Instituições de Crédito, por exemplo, podem usar deste espaço para propagar as medidas de prevenção tomadas contra o novo coronavírus e que facilidades foram oferecidas aos associados, enquanto Provedores de Internet divulgam novos pontos da cidade que agora contam com a sua cobertura.

São diversas possibilidades personalizadas de acordo com o seu negócio. O ideal é usar deste espaço para deixar seus clientes sempre informados e tudo isso enquanto ele está dentro do seu estabelecimento.

#Personalizar a tela de cadastro com a sua identidade visual

Depois de conectados na rede sem senha da sua empresa, seus clientes irão se deparar com uma tela de cadastro antes da conexão ser liberada.

Nesta tela, você reforça os elementos que compõem a identidade visual da sua marca, como o logotipo e as cores, e passa credibilidade aos seus clientes e a certeza de que estarão conectados em uma rede confiável e segura.

Neste momento, seus clientes também irão se deparar com as opções predefinidas por você para que eles acessem a rede.

Isso inclui login com e-mail, com as próprias redes sociais ou preenchendo um cadastro.

#Promover a interação com propagandas interativas

As propagandas interativas são anúncios com opção de interação do visitante e que aparecem logo após a autenticação do mesmo na rede. Elas possuem mais possibilidades de customização e registram as interações dos usuários. 

Através delas pode ser comunicado uma promoção, uma informação relevante para seu público ou divulgar um produto.

Quando os usuários reagem às propagandas, sua empresa sabe que eles demonstraram interesse nela e que estarão mais abertos a um contato posterior sobre o assunto na propaganda.

Com esse recurso você também pode realizar sorteios diretamente da plataforma Easy e presentear seus clientes com algum produto ou oferta especial.

#Ampliar a visibilidade da sua marca nas redes sociais

Você também pode sugerir que seus clientes acessem a internet através do login com as redes sociais, o chamado login social.

Dessa forma, eles utilizam a ferramenta de check-in no Facebook, ampliando a visibilidade e o alcance da sua empresa, visto que as informações sobre o estabelecimento são automaticamente compartilhadas no perfil de quem se conectou à rede.

O empreendedor pode, ainda, observar as interações que o compartilhamento recebeu, como curtidas e comentários e mapear alguns insights visíveis no perfil do cliente que frequentou seu negócio, somando para a elaboração de novas estratégias.

#Enviar E-mail Marketing

Você pode ser uma pessoa que se questiona ‘‘mas será que alguém ainda lê e-mail hoje em dia?’’ As pessoas tanto leem, como o escolhem para receber comunicações de empresas e marcas, segundo pesquisa do MarketingSherpa, instituto de pesquisas em marketing.

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail marketing não morreu e é uma ferramenta muito poderosa para informar, engajar e manter um relacionamento próximo com os seus clientes.

Toda a importância que esse canal tem no marketing digital hoje se deve a entrada de grandes empresas no mercado que investiram pesado na criação de softwares para automatizar o processo de envio e, principalmente, segmentar a base de clientes.

A Easy Auth disponibiliza diversas opções para você desenvolver uma comunicação constante com seus clientes, visando a fidelização deles por e-mail.

Entre elas, você pode enviar uma comunicação no momento que o cliente se conecta à internet e agradecer por ele ter escolhido seu estabelecimento, convidando-o para curtir e acompanhar sua empresa nas redes sociais.

Nosso sistema identifica usuários retornantes e permite que você envie e-mails até mesmo no outro dia que o cliente esteve no seu estabelecimento, mandando junto um cupom de desconto ou incentivando-o a levar um acompanhante na próxima visita.

Vá para este link aqui e leia 7 motivos para você investir hoje mesmo no e-mail marketing para construir relacionamentos e vender mais.

#Mandar um lembrete por SMS

O bom e velho SMS ainda é um importante aliado para uma comunicação rápida e objetiva com o seu cliente. Ele também pode ser usado para comunicar promoções, realizar ações segmentadas e reativar o contato com prospectos da mesma forma que o e-mail marketing. 

A diferença é que a mensagem deve ser bem mais enxuta e, na maioria das vezes, funciona para lembrar o usuário de alguma coisa, como de uma promoção do dia, horário de funcionamento em datas especiais ou de cuidados com produtos adquiridos recentemente.

Sua principal vantagem é ser um recurso nativo de qualquer celular e não depender de conexão para ser entregue.

#Criar públicos e anúncios segmentados nas redes sociais

Essa, talvez, é uma das maiores vantagens de captar os registros dos clientes por meio da conexão Wi-Fi.

Com os dados coletados – como nome, e-mail e telefone – você pode criar Públicos Personalizados, no Gerenciador de Anúncios do Facebook, com base em uma lista de clientes e veicular anúncios para alcançar esse público nas duas principais redes sociais que os brasileiros usam: Facebook e Instagram.

A plataforma corresponde as informações fornecidas com perfis do Facebook e elas são usadas para ajudar a sua empresa a encontrar os públicos que deseja que seus anúncios alcancem.

Outra alternativa é criar um Público Semelhante para encontrar novas pessoas que compartilham comportamentos e interesses semelhantes aos de seus clientes existentes.

Ambas as estratégias servem para reforçar uma mensagem ou um produto a quem já foi impactado pela marca ao menos uma vez e têm como objetivo fazer com que os clientes voltem ao seu negócio e vender mais para eles e para públicos similares.

#Receber o feedback dos clientes

Mensurar e monitorar os índices de satisfação dos clientes é fundamental para que a empresa direcione suas ações estratégicas de fidelização. 

Ouvir o que o seu público tem a dizer é uma maneira de demonstrar que a empresa se preocupa em atender às necessidades de seus consumidores. Quem nos diz isso é a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital.

A companhia aponta ainda que a transformação digital permitiu que os consumidores tivessem mais acesso a variadas opções de produtos e serviços e que ficou mais fácil para eles fazerem pesquisas apuradas sobre as empresas, da mesma forma que emitirem suas opiniões sobre a qualidade boa ou ruim de um serviço.

O envio de pesquisas digitais é uma das melhores formas para ouvir seu público. Com a Easy Auth é possível criar e enviar pesquisas de satisfação a todos que frequentaram seu estabelecimento, recebendo feedbacks fieis para identificar certos problemas e promover melhorias.

Conhecendo seu público com Wi-Fi Marketing

Todas as informações captadas ao longo do tempo através do Wi-Fi da sua empresa servirão como base para o seu planejamento de comunicação e marketing.

Disponibilizar Wi-Fi gratuito aos clientes, por si só, já é um fator de atração para o seu negócio e garante que os consumidores deem visibilidade a ele ao mesmo tempo que consomem e satisfazem suas necessidades.

Acontece que o ato de conectar sua clientela é apenas ‘‘a cereja do bolo’’: o que você ganha em troca é a identificação de informações importantes, o conhecimento do seu público a partir dos dados coletados e, claro, a definição de estratégias de marketing realmente eficientes, como as que falamos nos parágrafos acima.

Mas afinal, que informações importantes são essas que tanto falamos e que podem impactar todo seu negócio, se trabalhadas do jeito certo?

Apontaremos elas agora.

#Total de acessos no Wi-Fi que seu estabelecimento teve no período selecionado

Selecione um período de tempo e analise quantos acessos sua empresa teve na internet e relacione esses números com a movimentação do seu estabelecimento para concluir se o fluxo de pessoas aumentou ou diminuiu e o que pode ser feito a partir disso.

#Acompanhe as taxas de novos usuários e usuários retornantes

O que você tem feito para atrair novos clientes? Os que já foram à sua loja uma vez, costumam retornar com frequência? Recorra a esses dados que a Easy Auth lhe fornece para validar as estratégias que já estão sendo aplicadas ou repensar outras.

#Em que dias do mês, da semana e horários você tem mais acessos no Wi-Fi?

Essa informação é essencial para o planejamento de campanhas de divulgação, seja para apresentar um novo produto ou comunicar uma mudança. Pode ser que existam clientes que só frequentam sua loja aos finais de semana. Que tal incentivá-los a ir durante a semana também?

#Qual é o gênero que mais frequenta seu estabelecimento?

Homens e mulheres, além de não se comportarem de maneira igual, também precisam de estímulos diferentes para serem impactados. A forma como você e a sua empresa se comunicam, em todos os canais disponíveis para isso, deve ir de encontro com o gênero que compõem seu público em maior número. A Easy Auth também fornece essa informação.

#Combine dados e seja mais assertivo

Fazendo isso você pode observar, por exemplo, que nas quartas a maioria do público é masculino, enquanto que nas sextas é feminimo.

Se você possui produtos específicos para esses perfis ou se aproxima de uma data comemorativa que privilegia mais um gênero que outro, faz sentido fazer uma divulgação nos dias em que o público para qual eles foram pensados está no seu comércio.

#A faixa etária dos seus clientes

Essa informação interfere em tudo que você for pensar para seu negócio, desde a disposição no espaço físico, até a forma de se comunicar nas redes sociais.

#Dispositivos de conexão

O sistema operacional dos smartphones dos seus clientes é um dado a mais de segmentação e precisa ser pensado caso você queira criar um aplicativo para sua loja ou implantar ações mais tecnológicas no ambiente.

#Baixe os relatórios para planejar novas ações

O sistema Easy Auth gera relatórios personalizados com as informações que você precisa.

Use essas informações para turbinar as estratégias de marketing da sua empresa e consulte-os sempre antes de pensar uma nova ação.

É dessa forma que tornamos o seu negócio mais Easy: entregando tudo que você precisa para engajar seus clientes e aumentar o ticket médio da sua empresa.

Ficou interessado? Solicite uma demonstração sem compromisso e conheça na prática nossa solução.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *