fbpx

Como típicos brasileiros que somos, gostaríamos de começar essa conversa com esse meme aqui:

Quem acelerou o processo de transformação digital da sua empresa?
( ) Diretor da empresa
( ) Diretor de inovação
( ) Concorrência
(X) Coronavírus

Apesar da ironia, a crítica tem seu fundo de verdade.

Antes da crise gerada pelo novo coronavírus todos nós já vivíamos conectados freneticamente às nossas redes sociais, mandando mensagens, visitando sites e realizando compras.

Algumas pesquisas indicam que, jovens entre 18 e 35 anos, acessam seus celulares cerca de 85 vezes por dia. Bastante coisa, não é mesmo?

Uma das coisas que de fato foi alterada, porém, é a finalidade para qual os consumidores passaram a usar os canais digitais em tempos de pandemia e reclusão em casa

Vejamos alguns exemplos:

👉 Ferramentas que possibilitam a realização de vídeoconferências, como o Zoom, tiveram uma taxa de valorização de 60% com a mudança do formato de trabalho para home office em meio à pandemia;

👉 De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar Brasil, protagonismo, estratégia e empatia são posicionamentos que os consumidores esperam que as marcas adotem neste momento;

👉 Aplicativos de mensagens e chats passaram a ser os canais preferidos para as pessoas realizarem compras, especialmente pela facilidade de se obter informações a qualquer momento e de forma rápida.

Com isso podemos começar a concluir que adaptação vem a ser a palavra chave para que negócios locais sobrevivam em tempos de crise.

E essa adaptação, sobretudo, acontecerá através dos canais digitais. São eles que continuarão a conectar o seu negócio ao seu público.

Portanto, se você ainda não pensava a respeito da sua presença online ou se pensava nela sem uma estratégia bem definida, o momento para que isso seja revisado é agora.

No texto de hoje apresentaremos como você deve manter seu negócio ativo em momentos de crise e compartilharemos uma dica bônus, mas só para aqueles que lerem até o final.

Vamos lá!

As melhores práticas para construir sua presença digital

Toda crise gera mudança no comportamento de quem é afetado por ela.

O Covid-19, mais do que uma crise econômica, é também uma crise social e sanitária que, em pouco tempo, obrigou todos os países do mundo a adotarem medidas drásticas para conter seus efeitos.

O isolamento social, acompanhado do fechamento de negócios locais, foram ações necessárias, mas que trouxeram grandes consequências em um curto período de tempo.

Distantes fisicamente uns dos outros, consumidores e empreendedores mudaram seu comportamento diante da nova realidade imposta, mas seguiram unidos por um meio em comum: as mídias digitais.

Embora sejam acessíveis e, em grande parte do tempo, gratuitas, essas mídias demandam sim um olhar estratégico como quaisquer outros pontos do seu negócio.

Em períodos cujas incertezas predominam e por estarmos diante de um momento sensível, mensagens podem ser mal interpretadas, conteúdos podem gerar desserviços e peças criativas podem estimular o sentimento errado, como apontado pelo CEO da mLabs, Rafael Kiso.

Além do mais, as mídias digitais serviram de alternativa para grande parte dos negócios, que começaram a expor seus produtos e serviços com maior frequência. Logo, a disputa pela atenção das pessoas está alta e estar a frente da concorrência é essencial.

‘As empresas precisam aprender a lidar com os consumidores no ambiente virtual, ter uma presença digital mais forte e entender que esse pode se tornar um modelo de atuação por muito tempo’’, como apontado nos materiais de apoio do Sebrae aos micros e pequenos empreendedores.

Mas como tornar isso, de fato, efetivo? Seguindo as melhores práticas para construir sua presença digital apontadas a seguir 🙂

Conheça seu público

Essa obrigatoriamente deve ser a sua primeira tarefa, visto que seu produto ou serviço dependem unicamente da aceitação do seu público.

Conhecê-lo permite traçar estratégias que vão de acordo com o que ele espera da sua empresa, falar a língua dele e resolver as dores e problemas que tem.

Pensando em cenários de crise como o atual, é natural que as pessoas necessitem de outras coisas que não sejam diretamente o seu produto. Mas já pensou que bacana seria você conhecer tão bem seus clientes a ponto de saber como ajudá-los de outra forma em momentos como esse?

Definir o perfil de quem compra de você ajuda tanto na consolidação de um relacionamento sólido – e automaticamente na geração de confiança – como também na assertividade de ações e canais para colocar seus esforços.

Existem várias maneiras de você fazer esse trabalho, mas a melhor delas é entrevistar diretamente quem já se beneficia do seu produto e reunir as informações em comuns obtidas como respostas. Ligações telefônicas e envio de formulários são alguns dos modos.

Pesquise, avalie e melhore o que outras empresas estão fazendo

Por mais inovador que seu produto ou serviço seja, em algum canto deste mundo alguém estará fazendo algo semelhante ou completamente igual.

O lado bom da concorrência é que ela serve de auto análise do nosso próprio serviço e nos mostra que cada negócio possui sua essência pois são formados por pessoas e processos diferentes.

Exerça o hábito de pesquisar o que já vem sendo desenvolvido dentro do seu nicho e procure formas de melhorar, seja seu produto ou serviço, o atendimento, os prazos de entrega e até mesmo o posicionamento nas mídias digitais.

Lembre-se de pesquisar também o que empresas de nichos diferentes estão fazendo de positivo e de que forma você poderia adaptar a sua realidade.

Planeje-se

Da mesma forma que você planejava a próxima viagem com a família ou onde investiria aquela renda extra, você precisa planejar o que irá apresentar em suas mídias digitais.

Dentro desse planejamento devem conter as temáticas que você irá abordar, em quais formatos e também em quais dias. 

Se beneficie de datas comemorativas que tenham relação com o seu negócio para produzir pautas e promoções e separe um orçamento exclusivo para essa atuação.

Nessa parte do processo é fundamental conhecer de que forma as pessoas chegam até você e que caminho percorrem até se tornarem clientes.

A construção de uma boa presença digital vai muito além de posts bonitos e frases motivacionais: quanto mais dores e problemas você conseguir resolver através do que você publica, mais útil você será para sua audiência e mais qualificado ela será.

Estabeleça um tom de voz para sua marca, faça com que seus seguidores mantenham-se engajados e preze mais pela qualidade do que pela quantidade no que for oferecer.

Mensure resultados e estabeleça metas

Diferente do offline, no digital você consegue mensurar resultados e usar as informações fornecidas em cada canal para tomar as melhores decisões. É o fim do achismo.

Olhe para as métricas fornecidas por cada canal e entenda o que elas estão querendo lhe dizer. Acompanhe os resultados que você vem obtendo, como aumento no número de contas alcançadas, por exemplo, e teste novas estratégias se preciso for.

Observe também os dados fornecidos por seu público e de que forma você pode utilizá-los para implantar ações que os façam se identificar com a sua marca. Fanáticos por futebol, por exemplo, adorariam receber desconto no seu estabelecimento no dia do aniversário do time do coração.

Dica extra

Para você que chegou até o fim do nosso conteúdo sobre como manter seu negócio ativo em tempos de crise nós temos uma dica extra

Agora que você já sabe porque manter e reafirmar a presença online em tempos de crise é tão importante, gostaríamos de mostrar como fazer isso através de uma ferramenta dinâmica e fácil de ser utilizada.⁣

Estamos falando da pedeonline.com, a plataforma que permite que seu negócio tenha uma presença online completa, como um site ou um aplicativo.⁣

De maneira dinâmica você vende, exibe seus produtos e impressiona seus visitantes desde o primeiro momento, gerando a confiança que os encoraja a comprar e interagir.

A gestão dos seus produtos se torna mais simples e você ainda consegue mensurar resultados e recapturar a atenção das pessoas que já lhe conhecem, por meio de anúncios segmentados nas redes sociais.

Clientes Easy Auth possuem acesso exclusivo a pedeonline.com, para que seus negócios sigam se reinventando até mesmo em períodos difíceis. Veja como essa parceria funciona clicando aqui.

⁣E para você não perder mais nenhum conteúdo que iremos postar nos siga nas redes sociais:

📲 Facebook

📲 Instagram

Até a próxima! 😉


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *