fbpx

A eficácia de qualquer negócio depende de conhecer muito bem quem são os clientes para que, a partir disso, seja possível atendê-los cada vez melhor e elevar o engajamento deles com a marca.

Gestores que abrem mão de obter informações relevantes sobre seu público estão:

  • Perdendo oportunidades de vendas, pois não conseguem mapear quais dores e desejos dos clientes estão deixando de ser atendidos;
  • Ficam impossibilitados de interagir e fortalecer laços com os consumidores que, por sua vez, passarão a enxergar o seu produto ou serviço apenas como mais um no mercado;
  • Estão renunciando à oportunidade de planejar e executar ações com mais clareza, pois não possuem informações suficientes para fazer isso, entre outras coisas.

Se você não pretende que seu negócio corra todos estes riscos e deseja permanecer vivo no segmento que atua e também na lembrança do seus clientes, é bom começar a trabalhar desde hoje para conseguir as informações que precisa sobre seu público e, finalmente, atrair e fideliza-los cada vez mais.

Uma das melhores maneiras de compreender o comportamento do consumidor e ter informações ao seu respeito é obtendo o cadastro deles e essa estratégia pode ser feita através da sua rede Wi-Fi.

Se você possui um estabelecimento com fluxo de pessoas que acessam o Wi-Fi, a partir dessa oportunidade é possível captar dados do seu público que serão extremamente úteis para ações de marketing e vendas.

Com isso surgiu, então, o conceito de Wi-Fi Marketing e a facilidade de estudar o perfil dos consumidores através do Wi-Fi, com dados previamente selecionados.

Caso esse assunto seja totalmente desconhecido, esse artigo é o material ideal para que você saiba como conhecer características importantes dos seus clientes através do Wi-Fi.

Mas, se porventura, já constar na sua bagagem esse entendimento, também recomendamos a leitura para que você tenha certeza que está usando a ferramenta de Wi-Fi Marketing da sua empresa do jeito aconselhável.

Como captar informações dos seus clientes pelo Wi-Fi?

Todo estabelecimento que oferece internet gratuita aos frequentadores, sejam eles clientes ou funcionários, coloca em risco a segurança dessas pessoas caso não faça isso do jeito certo.

Ao falarmos em internet, segurança e conectividade devem andar juntas e é por isso que você precisa oferecer Wi-Fi que seja seguro e livre de riscos aos clientes. A função de um hotspot é exatamente essa.

Mais do que garantir a segurança de todos que estão conectados e a conformidade com as exigências do Marco Civil da Internet, estabelecimentos com hotspots podem criar um banco de dados com informações importantes sobre seus clientes.

O processo acontece da seguinte forma:

  • Os clientes chegam na sua empresa e ao invés de pedirem ‘‘Qual é a senha do Wi-Fi?’’ preenchem um cadastro como pré-requisito para acessarem a internet. Essa estratégia só é possível com a instalação de um hotspot.
  • Hotspot é a ferramenta responsável por disponibilizar a rede Wi-Fi para seus clientes, por separar uma conexão exclusiva para eles e outra para uso próprio do seu negócio e por garantir que todos naveguem em segurança;
  • O cadastro garante que todos os usuários da sua rede sejam identificados e que seu estabelecimento cumpra com a obrigatoriedade que é implementar meios que visam esta identificação;
  • As informações solicitadas são customizadas e alteradas por você ou sua equipe, diretamente em um Painel de Controle. Isso significa que as respostas obtidas serão aquelas que são mais importantes para o seu negócio;
  • A autenticação acontece apenas uma vez, pois o sistema reconhece usuários recorrentes, melhorando ainda mais a experiência deles na sua empresa.

Enquanto você garante conforto e conexão de qualidade aos seus clientes você também coleta dados que servirão para que você conheça seu público e trace estratégias de divulgação e vendas realmente eficientes, atingindo quem realmente consome sua marca. Tudo isso pelo Wi-Fi.

Como escolher as informações mais importantes para serem solicitadas e fomentar um bom banco de dados?

Os campos que seus clientes irão preencher na primeira vez que se conectarem à internet no seu estabelecimento serão previamente escolhidos por você mesmo.

A configuração dessas informações e de todas as outras relacionadas a internet da sua empresa são feitas pelo Painel de Controle da Easy Auth que você tem acesso após a instalação do roteador hotspot.

Na aba Gerenciamento de Coleta de Dados, são disponibilizados vários campos que você pode selecionar para que seus clientes respondam antes de acessarem a internet.

A escolha destes campos irá depender do que você julga ser importante saber sobre seus clientes e também do segmento que a sua empresa atua.

Sabendo que a qualidade do seu banco de dados começa nessa etapa, selecionamos algumas dicas importantes abaixo que irão te ajudar nessa decisão.

O nome e o e-mail dos clientes, por exemplo, são informações primordiais para a maioria dos negócios, principalmente para ações de marketing de relacionamento.

O e-mail continua sendo uma importante ferramenta que deve ser pensada na comunicação estratégica da sua empresa e, diferente das redes sociais, é o único canal de comunicação que não sofre interferência de algoritmos, sendo sempre entregue aos destinatários.

Pode ser utilizado ainda na criação de públicos personalizados e também para reforçar uma mensagem ou um produto a quem já foi impactado pela marca ao menos uma vez, estratégia que recebe o nome de remarketing.

E por falar em mensagem, como você anda transmitindo a sua pelo aplicativo usado por mais de 120 milhões de brasileiros? O WhatsApp, da mesma forma que as demais empresas da família Facebook, disponibilizam inúmeros recursos exclusivos para empresas.

Com o número de telefone dos seus clientes em mãos você tem um canal a mais para potencializar o relacionamento com seus públicos e comunicar conteúdos e ofertas, inclusive na data de aniversários deles, dado que também pode ser solicitado no primeiro acesso dos seus clientes à internet, diretamente no Painel de Controle da Easy Auth.

Por outro lado, saber se a maioria das pessoas que frequentam sua loja são homens ou mulheres e que idade possuem é interessante na hora de planejar ações para datas comemorativas específicas e lhe ajudam a ajustar a maneira como você se comunica nas redes sociais. Pense nisso se optar por solicitar o gênero e a faixa etária dos seus clientes.

Nem todas as pessoas se sentem confortáveis ao informar dados mais pessoais como CPF e RG. Se eles fizerem sentido para o relacionamento que você deseja construir a longo prazo com seus clientes, deixe claro para o que eles servirão, nós provemos a segurança necessária para eles.

Empresas que operam em múltiplos pontos de vendas dentro de uma mesma localização podem mapear onde estão os maiores números de clientes.

Ou, ainda, descobrir qual é o time do coração dos seus frequentadores e direcionar promoções exclusivas no dia dos jogos.

Dentro do Painel de Controle da Easy Auth são disponibilizados vários campos para você escolher. Seu papel é selecionar os que mais se adaptam a sua estratégia e permitir que a plataforma entregue o restante.

Tenha cuidado, porém, para não solicitar campos demais e com isso desencorajar seus clientes a fornecerem as informações que você precisa.

O próximo passo é aprender como fazer isso dentro da nossa solução.

Passo a passo para conhecer seu público através do Wi-Fi

1) Acesse a dashboard da Easy Auth em https://dashboard.easyauth.net/login e faça o login com o seu usuário e senha.

2) Vá em Configurações e depois em Personalização do hotspot.

3) Selecione Coleta de Dados, no canto superior direito da Página.

4) Escolha entre os campos disponíveis no Painel de Controle da Easy Auth quais são interessantes solicitar a seus clientes, com base nas dicas dadas anteriormente, e quais são obrigatórios que eles respondam. Por fim, aperte em Fechar, no final da página.

Na primeira vez que seus clientes acessarem o Wi-Fi do seu estabelecimento eles responderão a todas as perguntas selecionadas.

Se você desejar alterar ou adicionar algum campo, os clientes novos e recorrentes voltarão a responder o cadastro e preencher esses novos campos.

A partir das análises feitas em cima dos dados coletados será possível definir quem é seu público e planejar ações e estratégias com muito mais eficiência, agora baseadas em dados reais e concretos.

Isso significa otimizar os dois principais recursos da sua empresa: tempo e dinheiro.

Empresas que conhecem seu público e fazem de tudo para atendê-los cada vez melhor de acordo com as informações que possuem, ganham em troca a preferência dos clientes pelo estabelecimento.

Wi-Fi para clientes com a Easy Auth: uma estratégia simples, de baixo investimento, mas com retornos significativos na imagem e na lucratividade da sua empresa. 

Seja Easy hoje mesmo.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *