fbpx

2020 foi um ano de surpresas, impactos e exigiu muita adaptabilidade por parte de todos nós. Agora, porém, é hora de pensar nas vendas de final de ano.

Com o seu fim próximo, renovamos e depositamos todos os nossos votos de esperança em um 2021 mais próspero e com bons retornos.

Em um cenário pós-pandemia, empreendedores estão com boas projeções para o crescimento e regularização das atividades econômicas.

Entretanto, temos ainda 15 dias pela frente antes de virarmos essa página.

As duas últimas datas comemorativas do ano são as mais esperadas pelo comércio em geral.

O artigo abaixo aponta 7 ideias para um marketing de final de ano que ajude a aumentar as vendas e entrar 2021 em ritmo de crescimento.

Confira as dicas e adapte-as para o seu negócio.

1) Crie promoções especiais e temáticas de final de ano

As promoções e descontos em determinados produtos são uma das formas mais tradicionais para atrair ou, até mesmo, fidelizar clientes.

Além de ser uma estratégia que funciona muito bem até hoje, os consumidores já esperam por esses incentivos em datas comemorativas como as de final de ano.

De acordo com as orientações encontradas no site do Myrp, o processo de preparação para uma promoção deve levar em consideração duas importantes questões: estoque e planejamento.

Produtos que possuem índices mais elevados de vendas, bem como aqueles que têm baixa saída ou que estejam sendo retirados de linha, são itens quem podem compor a seleção para grandes promoções, de acordo com Marcos Gaubert, gerente de marketing na Myrp.

‘‘Fazer um levantamento do comportamento dos clientes, analisando e identificando quais são os produtos mais consumidos auxilia na seleção dos itens que entrarão em promoção.’’

E uma das formas de realizar esse levantamento pode ser através de pesquisas de satisfação com os clientes.

Essa estratégia, inclusive, pode ser implementada por meio da rede Wi-Fi que os seus clientes acessam.

Para saber mais sobre esse assunto indicamos que você assista o vídeo abaixo.

2) Divulgue essas promoções e demais ações de final de ano através da sua rede Wi-Fi

Além das pesquisas de satisfação, a sua rede Wi-Fi também serve como uma completa ferramenta de marketing e de vendas.

Por intermédio dela, você cria anúncios e propagandas que serão visualizados por seus consumidores diretamente nos celulares deles.

Você tem como possibilidade, ainda, entender as preferências e o comportamento dos mesmos ao pedir que preencham um cadastro em troca do acesso à internet.

Esse cadastro serve tanto para fomentar um banco de informações – que pode ser sua base para entender quem é seu público-alvo – como também para que sua empresa coloque em prática todas as adequações referentes à Lei Geral de Proteção dos Dados.

E se a intenção é fazer com que esses consumidores voltem a comprar em seu estabelecimento, o E-mail e o SMS são os canais mais adequados para chamá-los de volta.

Esses e outros recursos são entregues pela solução Easy Auth.

3) Implemente e divulgue os recursos que você tem para entrega dos seus produtos

Apesar de estarmos assistindo à retomada das atividades rotineiras, é importante frisarmos que ainda estamos convivendo com um vírus que afeta diretamente nosso cotidiano.

Afeta tanto que algumas pesquisas mostram que grande parte da população pretende continuar com os novos hábitos adquiridos durante esse período pandêmico.

Portanto, é essencial que o seu planejamento de ações de final de ano englobe condutas que forneçam segurança a todos.

E isso vai desde a tele-entrega dos seus produtos, até prazos mais estendidos para pagamentos ou, até mesmo, compras online.

O importante é você analisar a realidade do seu negócio e também a dos seus clientes, para que ambos possam se sentir confiantes com o que está sendo entregue.

4) Ambientalize suas redes sociais e também seus anúncios no Wi-Fi com a temática natalina e de final de ano

‘‘As redes sociais são a vitrine virtual do seu negócio’’.

Com frequência, essa frase é dita por especialistas e entusiastas em redes sociais e negócios digitais.

Com isso, eles querem dizer que cuidar do ambiente e da presença digital de uma empresa é tão importante quanto cuidar da vitrine de uma loja, para que a mesma chame a atenção e atraia o público para dentro dela.

Em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, as empresas costumam ambientar os canais digitais e entrar no clima das festas.

A troca das fotos de perfis, capas e banners em sites são algumas das formas de fazer isso.

Quem utiliza o Wi-Fi como ferramenta de marketing e divulgação ganha ainda mais opções para celebrar as datas.

As produções, porém, não precisam ficar restritas apenas às redes sociais: cardápios, aplicativos e o próprio ambiente também são dignos de personalização.

5) Realize sorteios

Se os descontos e promoções são aguardados pelos clientes, o que dizer dos sorteios?

A grande vantagem dos sorteios é que com eles você pode alcançar um público que vai muito além dos seus seguidores ou clientes.

Eles também auxiliam a movimentar as redes ou a loja, garantindo visibilidade e engajamento com a marca, especialmente em datas específicas, como as que se aproximam agora.

Por ser uma excelente estratégia de fidelização e relacionamento, os sorteios também estão presentes na solução Easy Auth, para complementar o combo de recursos para você vender mais através do Wi-Fi.

Assista ao vídeo a baixo e saiba como planejar sorteios para seus clientes.

6) Automatize processos

É praticamente impossível imaginarmos como seria o dia a dia, de pequenas a grandes empresas, sem o auxílio da tecnologia para automatizar processos.

A automatização confere ganhos de produtividade a equipes, reduz o tempo e os custos para execução de tarefas e garante agilidade para finalização das mesmas.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, automação não deve ser resumida a substituição de tarefas humanas por robôs, nem muito menos ao uso exclusivo de Chatbots.

Atualmente, as principais funções de ferramentas que atendem a essa proposta são:

  • Captação e relacionamento de leads;
  • Criação e disparo de fluxos de nutrição;
  • Segmentação da base de clientes;
  • Envios de E-mail Marketing, entre outras.

Em empresas de pequeno porte, os tipos mais comuns de automação são os de atendimento, do sistema de vendas e controle de estoque.

Quem opta por atrair e fidelizar clientes com o auxílio do Wi-Fi também impacta diretamente na experiência do cliente ao automatizar o envio de E-mails e SMS pouco tempo depois da conexão deles a rede.

Além disso, esses são bons canais para divulgar novos produtos e promoções e para manter uma comunicação constante com seus contatos, visando a fidelização deles.

7) Utilize ferramentas gratuitas para alavancar seu negócio. Otimize-as para render frutos durante todo o próximo ano.

Atualmente, existe um alto número de ferramentas – totalmente gratuitas – para auxiliar empreendedores, dos mais diversos segmentos, a venderem mais, na internet ou não.

São soluções que vão desde a gestão de rotinas e projetos, como Trello e Evernote, até aquelas que, literalmente, dão visibilidade para o seu negócio, como Google Meu Negócio e Canva.

Para cada objetivo que precise ser conquistado, há uma gama de recursos que ajudam a conquistá-los de maneira mais rápida, sem abrir mão do profissionalismo.

Os exemplos aqui já citados dos benefícios entregues pelo Wi-Fi da sua empresa também são exemplos disso.

Conclusão

O final de ano é sempre motivo de correria e preocupação para a maioria dos negócios: esgotar o estoque, aumentar lucros, planejar o próximo ano…

E, em um ano tão atípico como foi 2020, sentimos essas aflições se multiplicarem.

Por maiores que sejam essas incertezas, ainda assim dá para começar 2021 com o ‘‘pé direito’’.

O objetivo das dicas acima foi exatamente esse.

Esperamos que elas sejam úteis, não apenas nesta virada, mas ao longo de toda sua jornada empreendedora.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *