fbpx

Entre os dias 14 e 18 de setembro promovemos a Semana do Cliente Easy, uma série de dicas práticas e aplicáveis a qualquer negócio e produzidas com exclusividade pela equipe da Easy Auth Sistemas.

O objetivo do evento foi trazer informações relevantes sobre gestão, vendas, marketing e programação e era voltado para todos os donos do seus próprios negócios e profissionais que buscam se aperfeiçoar em cada uma dessas áreas de atuação.

Ao todo, foram 6 vídeos 100% gratuitos feitos pelos colaboradores da Easy Auth e distribuídos em todos os nossos canais de comunicação.

Nos vídeos, foram apontadas importantes dicas que permeiam o dia a dia de trabalho na Easy Auth

Neste texto, você confere todas as dicas apontadas para aplicá-las daqui pra frente no seu negócio.

#1 Alguns insights sobre Gestão de Negócios

Quem abriu a Semana do Cliente Easy foi o Gilnei, um dos sócios fundadores da Easy Auth Sistemas e ele trouxe alguns importantes ensinamentos que teve ao longo desses anos como gestor.

De acordo com Gilnei, na fundação da Easy Auth, em 2015, foram escolhidos três principais valores que serviram como base para a construção do negócio: ética, transparência e reciprocidade.

Todo trabalho desenvolvido na Easy sempre foi pautado por esses valores e os gestores sempre procuraram ser muito corretos desde a apresentação da nossa solução para o cliente, no tratamento da nossa equipe, na condução dela e na questão legal e fiscal do faturamento.

Também na criação da empresa foi preciso escolher um sistema de gestão que permitisse automatizar o máximo de tarefas possíveis para que fosse possível focar no que era importante no negócio, no caso a gestão.

Nas palavras de Gilnei, ”a gestão ela não se resume, simplesmente, em gerar boletos, acompanhar contas a pagar e contas pagas. Ela vai muito além disso.”

Como mensagem final ele deixa de conselho: ”Planeje, compartilhe com a sua equipe seu planejamento com muita ética e transparência. Peça opinião deles, execute. Além de executar, monitore. Seja rápido caso precise alterar alguma coisa.”

#2 Como conduzir o primeiro contato com os leads

Dando sequência às dicas práticas da Semana do Cliente Easy foi a vez do Leonardo, do setor comercial, contar como são conduzidos todos os possíveis clientes que chegam.

Leonardo contou que, primeiramente, sempre guia os contatos de uma forma descontraída, realmente como uma conversa e que é de extrema importância entender que, por trás de cada possível venda, existe sim uma pessoa com uma necessidade e em busca de uma solução.

Entender as motivações dos clientes, a realidade que se encontram e o nível de consciência em relação ao produto ou serviço que oferecemos irão determinar como será a abordagem com aquele contato.

Para isso, Leonardo apontou que na Easy Auth usamos um roteiro flexível de certas questões que consideramos essenciais perguntar.

São questões sobre o conhecimento do produto e sobre o conhecimento da sua necessidade.

Então, antes de pensarmos em oferecer o valor, em oferecer o produto ou até uma apresentação da ferramenta, sempre consideramos entender melhor qual a realidade e em que ponto do funil de vendas aquele lead se encontra.

#3 A importância das mídias próprias do seu negócio

Todas as estratégias de marketing da sua empresa estão voltadas somente para as redes sociais?

Quem fez essa indagação foi a Barbara, do marketing da Easy Auth, no terceiro dia da Semana do Cliente Easy.

Barbara explicou que, se você tiver respondido sim para a pergunta a cima, é bom que você se atente para os seguintes pontos.

As redes sociais são o que nós chamamos de ‘‘terrenos alugados’’, ou seja, nós não somos os donos delas, elas possuem suas próprias regras – que são frequentemente alteradas – e se acabarem da noite para o dia ou serem substituídas por outros canais não teremos muito o que fazer.

É por essas e por outras questões que é tão importante construirmos lista de clientes através de mídias consideradas próprias, como o site e o blog, ou até mesmo autenticando os clientes na rede Wi-Fi e captando o contato deles.

Dessa forma, diminuímos o risco de perder o contato com a nossa audiência e ainda teremos o controle de nos comunicarmos com ela quando e o que quisermos.

#4 Comunicação com a equipe: fator chave no seu negócio

E já que falamos de gestão de negócios não poderíamos deixar de lado a gestão interna de uma empresa, aquela que tem como público alvo os colaboradores.

Uma equipe motivada e alinhada aos valores da empresa é de suma importância o crescimento dos negócios, como afirmou o Vinícius, sócio fundador da Easy Auth Sistemas.

Além disso, os colaboradores nunca irão saber como estão se saindo e como podem melhorar ainda mais nas suas funções se você, como gestor, não passar esse feedback a eles.

Portanto, é muito importante trocar uma ideia com a sua equipe, incentivá-los a expressar suas opiniões e suas expectativas em relação a empresa.

Dessa maneira, você consegue engajá-los ainda mais e o ambiente de trabalho fica muito mais agradável.

#5 A escolha do sistema tecnológico da sua empresa

Bons sistemas tecnológicos devem fazer uso de linguagens de programação atuais e consolidadas no mercado para garantirem o desempenho e a segurança que você e seus clientes buscam.

Optar por parceiras tecnológicas que sejam atualizadas e estejam de acordo com as normas vigentes também é de grande importância.

Com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a segurança das informações da sua empresa e dos seus clientes ganham uma atenção ainda maior.

Assuntos como este merecem ser debatidos e aperfeiçoados todos os dias e é por isso que eles também foram abordados na Semana do Cliente Easy pelo desenvolvedor Everson.

#6 Entenda o que é experiência do usuário

Uma das principais funções de uma equipe de desenvolvimento é tornar a experiência de uso dos seus produtos fácil e agradável por seus clientes.

É a partir desta experiência que eles irão ter uma percepção positiva ou negativa do seu negócio, por isso é tão importante pensar com cautela neste ponto.

Para encerrar com chave de ouro a Semana do Cliente Easy, o desenvolvedor Felipe nos mostrou 3 principais questões que envolvem a experiência dos seus usuários e que impactam diretamente na otimização do seu produto.

São elas:

1) Por que: relacionada a motivação dos usuários em procurar a sua solução e adotar seu produto.

2) O que: aborda o que os usuários poderão fazer com o produto e suas funcionalidades.

3) Como: refere-se ao design às funcionalidades de uma forma acessível e esteticamente agradável.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *